O átomo: Elétrons, Prótons e Nêutrons

Primeiramente o que é um átomo?

Na Grécia antiga, aproximadamente nos anos 600 a.C., Tales de Mileto fez algumas experiências com uma barra de Âmbar (resina  proveniente de árvores), e ele descobriu que, quando essa barra era atritada com uma pele de animal, ela adquiria uma propriedade, sendo capaz de atrair pequenos pedaços de palha.
Essa experiência também explica a palavra "eletricidade", esta vem de elektron, (que em Grego significa 'Âmbar'). 
Apesar das descobertas feitas pelos gregos, a eletricidade só teve seus conhecimentos sintetizados a partir da segunda metade do século XVIII.

Muitos corpos, como o Âmbar já citado, ao serem atritados adquirem uma propriedade de exercer uma 'força de atração'.

O porque dessa força de atração existir é explicada pela composição da matéria. Esta é formada de partículas microscópicas, os átomos
Em Grego, 'átomo' significa a (não) - tomos (divisões), ou seja, algo sem divisões. 

Mas esse conceito não é verdadeiro, isso pois atualmente sabe-se que os átomos são formados por outras partículas menores, as principais a serem destacadas são os Prótons, Elétrons e o Nêutrons.

No núcleo de um átomo estão os Prótons e os Nêutrons. Girando ao redor deste núcleo estão localizados os Elétrons. 

Um próton próximo de outro se repele (ele na verdade afasta o outro Próton para longe e ao mesmo tempo é afastado pelo outro Próton). Este mesmo processo acontece com um Elétron próximo de outro Elétron. A diferença é quando um Próton se aproxima de um Elétron, nesse caso eles irão se atrair, tais como a barra de âmbar e a palha). 
Foi descoberto então que o Próton e o Elétron  possuem uma propriedade física  que é a  carga elétrica. E a atração e a repulsão citados no último paragrafo acontece através de uma força, a Força Elétrica

Os prótons têm carga elétrica positiva, e os elétrons carga elétrica negativa. Os nêutrons não possuem carga elétrica. Num átomo, normalmente não existe predominância de cargas elétricas,naturalmente o número de prótons é o mesmo de elétrons. Neste caso dizemos que o átomo é neutro.

Niels Bohr foi um dos grandes cientistas que contribuíram para a evolução do nosso conhecimento sobre os átomos. Segundo ele os elétrons giram em órbitas e com níveis energéticos definidos e, quando um elétron muda de órbita, energia seria emitida ou absorvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da Postagem ou ficou com alguma duvida? Coloque aqui sua sugestão, dúvida ou agradecimento pela postagem.

Lembre-se:
* Qualquer comentário considerado ofensivo ou inadequado será imediatamente excluído!
*Não divulgue outros blogs ou páginas nos comentários

Edson